Cambagem: durabilidade e equilíbrio dos pneus 

A cambagem de pneus é um tipo de serviço de manutenção que visa o ajuste da inclinação das rodas do veículo em relação à superfície, quando visto de frente. Esse tipo de manutenção distribui o peso do carro pela banda de rodagem dos pneus, evitando assim o desgaste irregular e melhorando a aderência, a estabilidade e até o consumo de combustível. 

Geralmente esse processo é feito pela medida do ângulo do camber, que pode ser positivo, negativo ou neutro, dependendo da posição das rodas. O ângulo ideal pode variar de acordo com o modelo, o tipo e a carga do veículo.  

Quais são os tipos de cambagem que existem? 

Existem três tipos de camber, que são: 

  • Cambagem negativa: isso acontece quando os pneus se voltam para fora do carro; 
  • Cambagem positiva: os pneus se voltam para dentro do carro; 
  • Cambagem neutra: os pneus ficam em um ângulo reto. 

Como você pode identificar as alterações no seu carro? 

É sempre aconselhado que os condutores verifiquem de maneira periódica os pneus, para identificar o tipo de desgaste gerado.  

Se o pneu estiver desgastado na parte externa da banda de rolagem, é um sinal que o desgaste é negativo. Conforme seu carro for apresentando esse tipo de defeito, o recomendado é sempre levá-lo diretamente ao seu mecânico de confiança para que ele possa dar o parecer mais específico e identificar qual peça está torta. Se for o caso, substituí-la e fazer a troca dos pneus. 

Quando é recomendado fazer a checagem dos pneus? 

O recomendado para fazer a checagem dos pneus é a cada 6 meses ou de 10 a 15 mil quilômetros rodados. Você também pode fazer a checagem caso tenha sofrido algum impacto mais forte, como colisões ou quedas em buracos. 

Muitos motoristas conseguem sentir o desalinhamento do veículo conforme vai tendo problemas na direção: vibrações excessivas ou até mesmo dificuldade para controlar o veículo são indícios de que você deve verificar o alinhamento das rodas. 

Todas as marcas recomendam a cambagem? 

Não. A Volkswagem somente permite o ajuste de convergência nos carros fabricados no Brasil. Já a Renault não prevê a cambagem em seus veículos. 

Peugeot e Citröem somente permitem a cambagem desde que sejam feitas em concessionárias autorizadas.  

Na dúvida, o recomendado é sempre consultar o manual do usuário do seu carro para ter maiores informações sobre cambagem e outros tipos de manutenções a serem feitas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up