Como fazer o rodízio dos pneus da maneira certa
Fazer o rodízio de pneus em um carro é de extrema importância para garantir o equilíbrio entre as rodas, além de prolongar a vida útil dos pneus e melhorar a segurança, como a performance, do veículo.
O desgaste é previsto, porém ele acontece de maneira diferente, já que fatores como a posição, a tração e até mesmo a direção influenciam diretamente.
Caso os pneus não forem trocados de maneira periódica, além de apresentarem níveis de desgaste irregulares, eles podem afetar a aderência, a frenagem, a estabilidade e o pior: impactar negativamente no seu bolso, já que pode aumentar o consumo de combustível.
O rodízio de pneus consiste em mudar de posição, porém seguindo um padrão que pode variar de acordo com o tipo de pneu, o tipo de tração e até mesmo o tipo de veículo. Ele pode ser feito com os quatro ou cinco pneus, incluindo o estepe.
Para saber o que convém ao seu automóvel, a recomendação é sempre consultar o manual do fabricante do seu carro, para saber qual o método e a frequência recomendadas. Geralmente, é aconselhado fazer o rodízio a cada 5 mil ou 10 mil quilômetros rodados.
Como fazer o rodízio de pneus?
Não existe uma resposta única para esse tipo de pergunta. Como explicado anteriormente, o rodízio pode variar de acordo com uma série de fatores. Porém em relação aos pneus, geralmente existem três tipos diferentes:
- Unidirecional, que é bastante raro atualmente;
- Bidirecional, que é o padrão e o
- Assimétrico, que são projetados para veículos de alta performance.
Enquanto a tração, ela é dianteira ou traseira, como também pode ser 4x4, quando o motor é capaz de distribuir a tração entre todas as rodas do carro de maneira igualitária.
Uma vez considerados esses fatores, podemos dizer que existem duas maneiras de você fazer o rodízio de pneus: em paralelo ou em X.
Se no manual do proprietário do seu veículo não estiver explícita essa recomendação, ainda assim é possível identificar qual é o tipo que se adaptará ao seu veículo, que é através do pneu e da tração do seu carro.
O que é o rodízio de pneus em paralelo
O rodízio em paralelo dos pneus é um tipo de rodízio que consiste em trocar os pneus de um eixo pelo outro, sem mudar o lado.
Exemplo: o pneu dianteiro direito vai para o lado traseiro direito, enquanto o pneu traseiro esquerdo vai para o lado dianteiro esquerdo.
Esse tipo de rodízio é indicado para pneus unidirecionais, que têm uma seta indicando o sentido de rotação. O rodízio em paralelo dos pneus prolonga a vida útil dos pneus, além de garantir o equilíbrio e a estabilidade do seu veículo, melhorando a dirigibilidade e a frenagem, e economizando combustível.
O que é o rodízio de pneus em X
O rodízio de pneus em X é um tipo de rodízio onde é possível trocar os pneus de um lado do veículo pelo outro, cruzando os eixos. Nesse esquema, não há perda de performance do carro.
Por exemplo, o pneu dianteiro direito vai para o traseiro esquerdo, e o pneu traseiro direito vai para o dianteiro esquerdo.
Ele é indicado para pneus convencionais ou simétricos bidirecionais, que podem girar em qualquer sentido e se adaptar a qualquer posição do veículo. O rodízio de pneus em X visa prolongar a vida útil dos pneus, garantir o equilíbrio e a estabilidade do veículo, melhorar a dirigibilidade e a frenagem, e economizar combustível.
Carros com tração traseira
Nesse caso, os pneus do eixo dianteiro vão diretamente para o eixo traseiro, trocando de lado.
- O pneu dianteiro esquerdo deve ser movido para a traseira direita, mantendo o mesmo lado.
- O pneu dianteiro direito deve ser movido para a traseira esquerda, mantendo o mesmo lado.
- O pneu traseiro esquerdo deve ser movido para a dianteira direita, trocando de lado.
- O pneu traseiro direito deve ser movido para a dianteira esquerda, trocando de lado.
Carros com tração dianteira
Diferentemente dos de tração traseira, os carros com tração dianteira devem seguir o esquema abaixo:
- Os pneus traseiros devem ser movidos para a dianteira de forma cruzada, trocando de lado.
- Os pneus dianteiros devem ser movidos para a traseira em linha reta, mantendo o mesmo lado.
Ou seja, os pneus traseiros devem ser colocados na frente no lado oposto ao que estavam. Os pneus dianteiros devem ser colocados atrás no mesmo lado que estavam. Esse tipo de rodízio é chamado de modelo em cruz.
Rodízio para carros com tração 4x4
Neste caso, o recomendado é fazer o rodízio em X completo, isto é, trocar todos os pneus de lado e também de eixo.
O pneu esquerdo traseiro deve ser substituído pelo direito dianteiro, trocando de lado.
O pneu direito traseiro deve ser substituído pelo esquerdo dianteiro, trocando de lado.
Qual é o tempo recomendado para fazer o rodízio de pneus
Ainda que não exista um consenso sobre o tempo a se fazer o rodízio de pneus, já que essa característica depende muito do fabricante, o padrão recomendado tem sido de 8.000 quilômetros, mantendo uma tolerância de máximo 10.000 quilômetros rodados.
Tendo em conta a média de quilômetros que um carro de passeio faz no Brasil, o rodízio pode ser feito em até 4 meses e meio, mas não deve exceder os 6 meses de rodagem, para evitar danos ao veículo.
Quais são as vantagens de se fazer o rodízio de pneus?
O rodízio de pneus é uma prática de manutenção que consiste em trocar a posição dos pneus de um veículo de maneira periódica, para que eles se desgastem uniformemente e durem mais. As vantagens de se fazer o rodízio de pneus são:
- Melhorar a performance do veículo, pois os pneus com desgaste equilibrado oferecem mais estabilidade, conforto e aderência ao solo;
- Otimizar o consumo de combustível, pois os pneus com desgaste uniforme reduzem o atrito com o solo e a resistência à rolagem;
- Melhorar a segurança do veículo, pois os pneus com desgaste equilibrado evitam problemas como perda de controle, aquaplanagem, estouro ou furos.
Fazer o rodízio dos pneus regularmente e da forma correta é importante para garantir uma condução segura e econômica.
Siga corretamente as recomendações dos fabricantes quanto à frequência e ordem de troca, verifique o desgaste dos pneus visualmente e com auxílio de um medidor de profundidade, e calibre sempre a pressão dos pneus após cada rodízio. Essas atitudes são simples e podem poupar seu dinheiro e até salvar vidas.
Não deixe o rodízio dos pneus para depois e leve seu veículo a uma oficina de confiança para realizar o procedimento da maneira certa. Pneus em boas condições significam mais segurança para você e todos na estrada!
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