Entendendo a nomenclatura dos pneus

Até para quem já tem carro há anos, às vezes é quase impossível entender a nomenclatura dos pneus. São tantos códigos, especificações que é bem fácil se confundir.

No geral, a maioria indica algumas medidas básicas, como a largura, altura e o diâmetro do pneu. 

Neste artigo, vamos explicar o significado desses códigos e outras especificações para que você possa escolher o que melhor se adapta ao seu carro.

Importância de saber a nomenclatura dos pneus

Escolher o pneu adequado para seu carro é importante, pois um modelo inadequado pode comprometer a segurança, o desempenho e até mesmo afetar a economia de combustível do seu veículo. 

Uma vez você entendendo o conceito básico por trás da nomenclatura dos pneus, você estará apto para identificá-los e até comparar as características e até mesmo os preços dos pneus entre as marcas. Como você sabe, nem sempre o pneu mais caro é o melhor para o seu carro, como um pneu mais barato nem sempre será o pior.

Fora isso, conhecer as condições e limites do uso dos pneus, como a carga máxima, a velocidade máxima, a pressão de calibragem e a vida útil darão a você informações suficientes para poder se decidir. Um pneu mal usado ou até mesmo vencido pode causar estragos não só ao veículo, mas provocar acidentes ou multas.

Geralmente, o padrão será sempre 000/00R00, sendo que os três primeiros dígitos sempre serão a largura em milímetros, e os números depois da barra especificam a proporção da altura do pneu, e os dois últimos códigos nos diz sobre a polegada de diâmetro.

Largura

Para fins de exemplo, usaremos o código 205/55R17. 

Nesse caso, o número “205” nos informa sobre a largura nominal, em milímetros, ou seja, esse pneu em questão tem 205 milímetros de largura.

Quanto maior a largura do pneu, maior é sua área de contato com o solo, ou seja, ele terá mais ou menos aderência e estabilidade. Esses fatores podem influenciar no consumo de combustível.

Perfil do pneu: altura

Ainda usando o exemplo, o número “55” faz referência à relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu, ou seja, é a relação entre a altura da parede lateral, a que fica entre a banda de rodagem e o aro, com a largura do pneu.

Nesse caso, quanto menor for a altura, menor será a deformação do pneu. Isso influencia diretamente no conforto, dirigibilidade e também na resistência ao rolamento.

Tipo de construção do pneu

A letra “R”, sempre em maiúscula, pode ser a medida radial (R), que é a mais comum, ou diagonal (D). Isso significa que os fios que formam a estrutura do pneu estão dispostos de maneira perpendicular à banda de rolagem, formando um ângulo de 90 graus. 

Esse código se refere à flexibilidade, durabilidade e também à economia de combustível.

Diâmetro do aro em polegadas

O número “17” reflete o tamanho da roda onde o pneu será encaixado. O diâmetro do aro deve ser sempre compatível com o diâmetro do pneu, do contrário, ele não se encaixará perfeitamente e você perderá totalmente a segurança sobre seu veículo.

Outras medidas: carga e velocidade máxima

Ainda usando o exemplo, outro código que pode aparecer é o de carga e velocidade máxima. Para este caso, usaremos o seguinte código: 205/55R17 91 V.

Índice de carga

O número “91” é o índice de carga do pneu, que é um código que corresponde a um determinado peso máximo suportado. Em outras palavras, é o peso máximo que o pneu pode suportar quando está devidamente calibrado.

Esse índice pode variar de 0 a 279, com cada número equivalente ao peso em quilogramas. Nesse exemplo, a carga máxima suportada é de 615 kg, ou seja, o pneu suporta até 615 kg de carga.

Índice de velocidade

A letra “V” informa a velocidade máxima que esse pneu pode atingir, quando corretamente calibrado. Esse índice varia de A a Y, e cada letra corresponde a uma determinada velocidade em quilômetros por hora.

No nosso exemplo, a velocidade máxima é de 240 km/h.

Quanto maior a velocidade o pneu conseguir atingir, maior será o desempenho do carro. Pensando nisso, evite comprar pneus com capacidades diferentes, já que isso pode comprometer a integridade do veículo.

Geralmente, as empresas fabricantes de automóveis já dispõem em seus manuais do proprietário as medidas necessárias para que você tenha o máximo desempenho, seja na estrada ou na cidade. Nunca compre pneus com índices de velocidade abaixo do que o manual do proprietário preconiza.

Outros índices

Existem outros códigos que também dão mais informações sobre o pneu. Veja:

Índice Treadwear

Esse índice reflete o quão rápido um pneu pode se desgastar quando submetido a condições controladas. Esse indicativo é usado para comparar a durabilidade dos pneus de uma mesma marca e modelo: quanto maior esse número é, maior sua resistência ao desgaste.

Esse número é obrigatório para pneus que são exportados para os Estados Unidos, e pode variar de 60 a 620, sendo o valor de referência 100.

Por exemplo, um pneu com índice treadwear de 200 teria um desgaste duas vezes menor do que um pneu com índice treadwear de 100. 

Ainda assim, o índice treadwear não é padronizado entre as diferentes marcas e modelos de pneus, e pode variar de acordo com as condições reais de uso, como o tipo de piso, o estilo de condução, a calibragem e a manutenção do pneu.

Também existe o Tread Wear Indicator (TWI), que informa quando o pneu está chegando ao nível normal da borracha, ou seja, vai perdendo as ranhuras. Nesse caso, se você andar com seu carro e com o pneu totalmente desgastado, as chances de você derrapar ou ter outro tipo de acidente de maior gravidade são maiores.

Department of Transportation (DOT)

Essa marcação é uma informação requerida para pneus que são vendidos no exterior, mas também são válidos para o Brasil. Ele remete ao tempo de vida do pneu.

Também é um indicativo para saber se o pneu atende aos padrões de segurança exigidos por cada país. 

Exemplo: 2716. Esse número significa que o pneu em questão foi fabricado na 27ª semana do ano de 2016. Preste sempre atenção a esse número.

Geralmente, um pneu tem a duração de 5 anos. 

O que você precisa saber antes de trocar os pneus do seu carro

Com os preços cada vez mais altos, é necessário saber o momento certo de trocar os pneus. Veja algumas informações:

Geralmente os pneus são trocados quando começam a apresentar sinais de desgaste, como ressecamento, bolhas, rachaduras ou baixa profundidade dos sulcos.

Uma maneira aconselhada para você verificar se os pneus estão desgastados é usar o índice TWI, que é a saliência na banda de rolagem que indica o limite mínimo de profundidade dos sulcos.

Escolha sempre os pneus de acordo com as especificações do fabricante do seu veículo. Essa informação consta no manual do proprietário.

Nele, você poderá encontrar as medidas, índices de carga e velocidade, além do tipo de construção e modelos adequados para o seu carro.

Leve também em conta o tipo de uso que você faz do seu carro e até mesmo o piso onde você costuma trafegar com mais frequência. 

Se você faz mais viagens no perímetro urbano, existe um pneu adequado para esse tipo de trânsito, enquanto se suas demandas se concentram mais a nível rodoviário, os pneus podem ser outros. Essa informação também é válida para quem transita sobre a terra.

Por último, jamais se esqueça que pneus carecas, velhos ou totalmente desgastados são motivos para você levar uma multa. Nesses casos, o valor da multa é de R$195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Dependendo, é possível ter o veículo retido para sua regularização.

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