O que é o balanceamento: saiba a quanto tempo você deve realizar esse procedimento 

É bastante frequente muitos condutores terem certa dificuldade em diferenciar o que é o balanceamento e alinhamento dos pneus. Enquanto o alinhamento já foi explicado neste post, o balanceamento está diretamente relacionado com o ajuste do peso do conjunto formado pelo pneu e pela roda, garantindo que esse conjunto rode de maneira suave e uniforme em alta velocidade. 

O balanceamento evita que seu carro vibre, puxe de um lado ou até tenha um desgaste irregular dos pneus, o que pode terminar comprometendo sua segurança, o desempenho do veículo e a economia de combustível. 

Esse procedimento é feito em uma máquina que consegue medir o desequilíbrio do conjunto pneu e roda, além de indicar onde devem ser colocados os pesos de chumbo que vão corrigir esse desvio. Esses pesos são fixados na parte interna ou externa da roda, a depender da necessidade. 

Por que fazer o balanceamento da roda e do pneu? 

Fazendo de maneira periódica o balanceamento, você evitará que seu volante vibre, além de vibrações no piso do carro e solucionar barulhos que o carro faz enquanto está em movimento. 

Se você não realizar o balanceamento de maneira periódica, os riscos que você pode ter são: 

  • Ter um desgaste acentuado nas rodas; 
  • Desgastar alguns pontos da banda de rolagem dos pneus; 
  • Perder a tração e a estabilidade do seu veículo, comprometendo sua segurança ao dirigir. 

Quando fazer o balanceamento nas rodas e pneus? 

A necessidade sempre é determinada de acordo com o peso da massa de borracha e à medida em que ela vai se desgastando. A tendência, de maneira geral, é que o peso total do veículo termine desequilibrando as rodas, deixando seu carro desbalanceado. 

Outras situações externas também podem desbalancear as rodas e pneus do veículo, como ter pedras presas nos sulcos da banda de rolagem, ter lama presa na banda de rolagem e até mesmo dentro ou fora da roda. 

O recomendado para realizar o balanceamento é de na maioria dos casos após 10 mil quilômetros rodados. Ao realizar a troca de pneus também é recomendado que você passe na sua oficina mecânica de confiança para verificar o balanceamento das rodas e pneus. 

Se você notar um desgaste mais precoce ou irregular nos pneus, talvez também seja o momento ideal para realizar o balanceamento. 

Outra situação é se você passar a sentir algum tipo de vibração na direção. 

Entre todas as recomendações, a mais comum delas é realizar o balanceamento sempre que você realizar rodízios de pneus, trocar os pneus ou até mesmo levar ao conserto o pneu ou reparo de alguma roda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up