O que é pneu remold? Conheça essa opção econômica para o seu veículo

Eu gostaria de apresentar a vocês o conceito de pneu remold. Pneus remoldados são pneus que passaram por um processo de recauchutagem, onde a banda de rodagem é substituída por uma nova camada de borracha. Esse processo é realizado em pneus usados, para prolongar sua vida útil e reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de pneus.

Os pneus remoldados são uma opção mais econômica em comparação com os pneus novos, e muitas vezes apresentam um desempenho semelhante. No entanto, é importante lembrar que nem todos os pneus usados são adequados para a recauchutagem e que a qualidade do processo de remoldagem pode variar entre os fabricantes. Por isso, é essencial escolher um fornecedor confiável e certificado para garantir a segurança e a qualidade dos pneus remoldados.

O que é pneu remold?

Definição

Pneu remold é um tipo de pneu que passa por um processo de recauchutagem. Esse processo consiste em retirar a banda de rodagem do pneu usado e aplicar uma nova camada de borracha para que ele possa ser utilizado novamente.

Os pneus remold são uma opção mais econômica em comparação aos pneus novos, já que o processo de recauchutagem pode ser feito várias vezes. Além disso, a reutilização de pneus usados é uma prática sustentável, pois evita o descarte desnecessário desses materiais.

No entanto, é importante ressaltar que os pneus remold devem ser produzidos seguindo as normas técnicas estabelecidas pelo INMETRO, para garantir a segurança dos motoristas e passageiros. É necessário verificar se o pneu possui o selo de certificação do INMETRO antes de adquiri-lo.

Em resumo, pneu remold é uma opção mais econômica e sustentável em relação aos pneus novos, desde que sejam produzidos seguindo as normas técnicas estabelecidas pelo INMETRO.

Processo de Remoldagem

A remoldagem de pneus é um processo que consiste em reaproveitar a carcaça do pneu antigo e aplicar uma nova banda de rodagem. Esse processo é uma alternativa mais econômica e sustentável em relação à compra de um pneu novo.

Etapa 1

Na primeira etapa do processo de remoldagem, o pneu é inspecionado para verificar se ele está em condições adequadas para ser remoldado. Se o pneu estiver danificado ou desgastado demais, ele não será remoldado.

Etapa 2

Na segunda etapa, a carcaça do pneu é preparada para receber a nova banda de rodagem. A carcaça é limpa e lixada para remover qualquer resíduo de borracha e preparar a superfície para a aplicação da nova banda.

Etapa 3

Na terceira e última etapa, a nova banda de rodagem é aplicada na carcaça do pneu. A nova banda é moldada e vulcanizada na carcaça, criando assim um pneu remoldado pronto para ser usado.

Quanto tempo dura um pneu remold?

Como mencionado anteriormente, um pneu remold tem uma durabilidade significativamente inferior à de um pneu novo. Sua vida útil pode ser até 50% menor, o que compromete sua vantagem econômica, uma vez que a diferença de preço entre um remold e um pneu novo está na mesma proporção.

Enquanto um pneu novo de qualidade pode percorrer de 50 a 60 mil quilômetros, os pneus remoldados geralmente duram em média de 25 a 30 mil quilômetros. Essa quilometragem pode ser ainda menor se o remold for mais utilizado em estradas, pois esses pneus são mais recomendados para o uso urbano.

Portanto, a economia proporcionada pelo pneu remold é apenas a curto prazo, pois, na prática, embora custem metade do preço, sua vida útil é reduzida pela metade em comparação com os pneus novos.

Como identificar um pneu reformado de um novo?

A diferença está na marcação. O pneu reformado possui marcado a expressão: "RECAUCHUTADO, RECAPADO ou REMOLDADO", com altura mínima de 4,0 mm, segundo a Portaria nº 433/2021, item 6.1.1. 

Em resumo, o processo de remoldagem é uma alternativa econômica e sustentável para a compra de pneus novos. O processo consiste em inspecionar, preparar e aplicar uma nova banda de rodagem na carcaça do pneu antigo. Com isso, é possível prolongar a vida útil do pneu e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up