O que é TPMS? 

O sistema Tire Pressure Monitoring System (TPMS), ou sistema de monitoramento da pressão dos pneus, é um sistema que usa sensores para alertar o motorista sobre a pressão dos pneus do veículo. Ela pode variar de acordo com a temperatura, o desgaste, o peso de carga entre outros fatores.

O TPMS usa sensores que estão dentro dos pneus e transmitem as informações de pressão e temperatura para um módulo no painel do veículo. É o sistema mais preciso e confiável, porém é ainda um pouco caro e complexo de ser instalado e de ser mantido.

Esse sistema foi implantado em 2007, e desde então, no Brasil, todos os carros novos devem ter o TPMS instalado. Já na Europa, esse sistema passou a ser obrigatório desde o dia 1º de novembro de 2014.

Mas esse sistema não serve somente para detectar quando o pneu tem baixa pressão, ele também consegue detectar outros problemas, como vazamentos e furos.

Para que serve o TPMS?

O sistema TPMS serve para monitorar a pressão dos pneus do seu veículo e enviar essas informações para o painel do carro. Caso um dos pneus ou mais de um deles estiver com a pressão baixa, o sensor fará com que acenda uma luz no painel de instrumentos ou emitirá um som, alertando o motorista.

Ainda que seja uma tecnologia relativamente nova, ele pode ser instalado em carros que não vieram com esse sistema de fábrica. Geralmente é possível encontrar o TPMS em carros de passeio e caminhões.

Existem dois tipos de TPMS: o direto e o indireto. O direto, como explicamos até agora, serve para verificar a pressão dos pneus, enquanto o indireto usa os sensores do sistema de freios ABS, que detectarão a diferença de rotação entre os pneus.

Nesse caso, se um pneu estiver com a pressão baixa, ele girará mais rápido que os outros, acionando o alerta no painel do veículo. Em comparação ao sistema direto, o indireto é bem mais simples de ser instalado e barato, porém ele não tem tanta exatidão na detecção da pressão dos pneus quanto o sistema direto, podendo falhar em algumas ocasiões.

Quais cuidados você deve tomar com o sistema TPMS

Por ser um sistema delicado que monitora a pressão dos pneus, ele é uma excelente ferramenta que ajuda o motorista a saber quando é o momento de voltar a calibrá-los.

No entanto, você deve ter alguns cuidados para que ele funcione corretamente.

Esse sistema não vai alertar se os pneus estiverem com a pressão muito baixa. Para evitar isso, é imperativo que você verifique constantemente a pressão dos pneus, pelo menos uma vez por mês.

Trocar os pneus sempre que for necessário também ajuda o TPMS funcionar corretamente. Isso ocorre porque esse sistema não funcionará de maneira adequada se os pneus estiverem muito desgastados.

Fique sempre alerta a bateria do sensor TPMS. Essas baterias precisam ser trocadas periodicamente para que ele continue funcionando.

Vantagens do sistema TPMS

Além de ter um maior controle sobre a pressão e temperatura, você conseguirá reduzir significativamente outros problemas, como o gasto excessivo de combustível.

Esse sistema oferece mais segurança, conforto e economia para o motorista, já que ele evita problemas causados por pneus mal calibrados. Entre os problemas que o sistema TPMS ajuda a reduzir estão os danos por impacto. Pneus com baixa pressão tendem a ficar mais sensíveis e suscetíveis a danos na lateral por impacto, como possíveis quedas em buracos, choques contra meio fios, entre outros, o que pode causar bolhas, cortes ou até estouros dos pneus.

Pneus com baixa pressão podem ter o risco aumentado para aquaplanagem, já que eles têm sua área de contato com o solo aumentada, dificultando a drenagem da água em piso molhado. Você pode perder o controle da direção e deslizar ou derrapar com o veículo.

Problemas de frenagem também não estão descartados. Pneus com baixa pressão ou alta alteram o comportamento do veículo em relação a frenagem, aumentando o risco de derrapagem.

Além do desgaste precoce e irregular dos pneus, existe um maior consumo de combustível. Por terem uma maior resistência ao rolamento, você precisará fazer o motor trabalhar mais, o que gera mais gastos de combustível.

O sistema TPMS é um sistema que traz benefícios para a segurança, o conforto e a economia do motorista, evitando problemas causados por pneus mal calibrados.

Conteúdo do ministério dos transportes: Consolidação das normas referentes ao uso de pneus em veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up