Pneu de inverno ou de verão: entendendo a diferença e qual usar

Você sabia que existem tipos de pneus para cada estação do ano? O pneu de inverno ou de verão são projetados para se adaptar às variações tanto de temperatura quanto de piso, garantindo a segurança, conforto e até economia de combustível para o seu veículo.

Mas e como saber qual é a diferença entre eles e qual você deve usar e em qual situação? Neste artigo, explicaremos o que você precisa saber sobre pneu de inverno e de verão, desde sua composição, desenho e desempenho.

Acompanhe e descubra o pneu ideal para o seu carro.

Pneus de inverno

Para quem mora no Brasil, é possível que você nunca enfrente uma temporada forte de inverno, mas caso precise viajar para algum país onde essa época é mais rigorosa, é importante você saber sobre esse tipo de pneu.

Feitos com material mais flexível e macio, eles se adaptam facilmente às baixas temperaturas e às superfícies escorregadias, como neve, gelo e até mesmo a lama.

O desenho é mais profundo e esse modelo tem mais ranhuras, que permitem uma maior tração, frenagem e estabilidade nessas condições.

Geralmente esse tipo de pneu é fabricado para atender regiões onde a temperatura fica abaixo de 7ºC, pois eles tendem a se desgastar mais rápido e perdem a eficiência em asfalto quente.

Pneus mud and snow e pneus de inverno

Os pneus mud and snow, em tradução livre lama e neve, e os pneus de inverno são dois tipos de pneus que tem como funcionalidade oferecer uma maior e melhor aderência, além da segurança, em condições climáticas adversas, como neve, gelo ou lama.

Porém eles possuem diferenças que você deve levar em conta na hora de escolher o pneu adequado. Veja o comparativo abaixo:

Os pneus mud and snow levam a marca M+S na lateral, que indica que eles são adaptados para rodar em terrenos com lama ou neve. O desenho na banda de rolagem é mais largo e ele possui mais sulcos, o que permite uma maior e melhor evacuação da água, além da maior tração nessas superfícies.

Ainda assim, esse tipo de pneu não é garantia de obter uma maior e melhor performance em condições invernais extremas, já que ele não é submetido a nenhum teste em específico nesse tipo de terreno.

Esses pneus podem ser encontrados em várias categorias, desde os 4x4 ou para camping-car.

Já os pneus de inverno possuem a marca Three Peak Mountain Snow Flake (3PMSF) na lateral, que representa um floco de neve sobre três montanhas. A marca garante que esse pneu foi devidamente testado e aprovado em ensaios padronizados onde foi submetido a terrenos com alta densidade de neve ou gelo.

Esses pneus são feitos com uma borracha mais macia e flexível, o que garante a elasticidade mesmo em temperaturas mais baixas.

Como saber se o pneu é de inverno

Esse tipo de pneu tem um símbolo distintivo que os identifica. Basta você buscar o símbolo de um floco de neve dentro de uma montanha com três picos.

O símbolo distintivo garante ao motorista que o pneu atende aos requisitos básicos de segurança e pode rodar em superfícies mais escorregadias durante o inverno.

Pneus de verão

Já esses pneus são feitos de material mais resistente e duro, o que garante que eles continuem estáveis mesmo em altas temperaturas, em superfícies secas ou molhadas.

O desenho, no entanto, é mais raso e com menos ranhuras, que permite que o pneu tenha uma maior aderência e ofereça ao motorista uma melhor dirigibilidade.

Esse tipo de pneu é indicado para regiões onde a temperatura fica acima dos 7ºC, quando eles se tornam mais rígidos. Em temperaturas mais baixas, eles perdem aderência, podendo provocar graves acidentes.

Pneus All Season

Esse tipo de pneu é uma alternativa que combina as características dos pneus de inverno com os de verão, podendo ser usados durante todo o ano, em diferentes condições climáticas e de piso.

O desenho é intermediário e a borracha usada é adaptável ao clima, oferecendo um desempenho satisfatório, tanto no frio quanto no calor, tanto no asfalto seco quanto no molhado.

Os pneus All Season (todas as estações, em tradução literal) são uma opção bastante prática e econômica, mas podem não ter o mesmo nível de segurança e conforto quanto os específicos para cada estação.

Geralmente eles são indicados para regiões onde as variações de temperatura e de chuva são moderadas, entre os -10ºC e +30ºC, e não há gelo ou neve intensa.

Posso usar um pneu de inverno no Brasil?

O Brasil não é um país que lida com condições climáticas como neve e gelo intensos, tornando as estradas mais escorregadias e irregulares. Desde esse ponto de vida, não faz muito sentido usar pneus de inverno no seu carro.

Caso você more em regiões onde o frio é mais intenso no inverno, a pressão dos pneus pode diminuir com o frio, afetando diretamente a estabilidade do veículo, aumentando o consumo de combustível e desgastando os pneus.

Se essa for sua situação, convém investir em pneus de inverno, pois eles darão maior segurança, conforto e economia quando você for dirigir no frio, mesmo que na sua região não tenha neve ou gelo.

Apesar dos benefícios, não é recomendado rodar o ano inteiro com esse tipo de pneu. Lembre-se que em temperaturas acima de 7ºC, esses pneus perdem aderência ao piso, além de boa parte de sua eficiência.

Por terem uma borracha mais macias, também é possível que ele se desgaste com mais rapidez que um pneu específico para o verão, que tem a borracha mais dura e resistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up