Qual é a importância do alinhamento dos pneus do carro?
O alinhamento é um procedimento que tem como objetivo ajustar o ângulo das rodas em relação ao solo e ao volante, de modo que as rodas fiquem paralelas entre si, mas perpendiculares ao chão. O alinhamento garante que seu carro ande em linha reta, sem puxar para um lado ou outro, e que o desgaste dos pneus seja feito de maneira uniforme, e até menor.
Quando você realiza o alinhamento, de maneira periódica, está evitando ter vários problemas, como um possível acidente e garantindo uma direção mais tranquila e segura, além de economizar no bolso, com o combustível.
A realização do alinhamento no seu carro também permite a prevenção do deslocamento, de maneira involuntária, do seu veículo, deixando a direção mais firme e segura. Isso faz com que você não tenha surpresas inesperadas como a direção puxando mais para a direita ou esquerda.
O que pode fazer seu carro perder o alinhamento
Algumas situações, como um pequeno choque do seu pneu contra a calçada, já são motivos suficientes para fazer seu carro puxar mais para algum lado. Caídas em buracos, batidas também podem desalinhar facilmente a direção.
Caso você não efetue o alinhamento, você pode fazer com que os pneus se desgastem de maneira rápida, e isso fará com que seu veículo perca o rendimento e performance.
Quando realizar o alinhamento dos pneus?
É aconselhado realizar o alinhamento de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, ainda que seu carro não apresente nenhum tipo de desgaste. Também são recomendações para realizar o alinhamento:
- A cada troca de pneus e rodas;
- Ao realizar o rodízio de pneus;
- Sempre que cair em buracos em ruas ou rodovias;
- Ao observar que o pneu está sendo gasto de maneira irregular.
Ao realizar o alinhamento de maneira periódica, você estará contribuindo não só para a sua segurança, mas também adotando medidas que vão desde a economia de combustível, até a preservação do meio ambiente e o aumento da eficiência operacional do seu veículo.
Deixe um comentário