Entendendo a nomenclatura dos pneus

Por: Pneus em dia

Geralmente, o padrão será sempre 000/00R00, sendo que os três primeiros dígitos sempre serão a largura em milímetros, e os números depois da barra especificam a proporção da altura do pneu, e os dois últimos códigos nos diz sobre a polegada de diâmetro.

Largura - Para fins de exemplo, usaremos o código 205/55R17. Nesse caso, o número “205” nos informa sobre a largura nominal, em milímetros, ou seja, esse pneu em questão tem 205 milímetros de largura. Quanto maior a largura do pneu, maior é sua área de contato com o solo, ou seja, ele terá mais ou menos aderência e estabilidade. Esses fatores podem influenciar no consumo de combustível.

Perfil do pneu: altura - Ainda usando o exemplo, o número “55” faz referência à relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu, ou seja, é a relação entre a altura da parede lateral, a que fica entre a banda de rodagem e o aro, com a largura do pneu. Nesse caso, quanto menor for a altura, menor será a deformação do pneu. Isso influencia diretamente no conforto, dirigibilidade e também na resistência ao rolamento.

Tipo de construção do pneu - A letra “R”, sempre em maiúscula, pode ser a medida radial (R), que é a mais comum, ou diagonal (D). Isso significa que os fios que formam a estrutura do pneu estão dispostos de maneira perpendicular à banda de rolagem, formando um ângulo de 90 graus. Esse código se refere à flexibilidade, durabilidade e também à economia de combustível.